quinta-feira, 30 de agosto de 2007

JESUS, A VIDEIRA VERDADEIRA


Eu sou a videira, vós sois os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornei meus discípulos. (Jo 15:5-8)

O capítulo 15 de João, não só este capítulo, mas todo o livro, é digno de ser lido com muita atenção, pois é recheado de dicas para uma vida cristã completa e feliz. Nesses versículos podemos nos deliciar com alguns ensinamentos do Senhor, como por exemplo, a importância de viver ligado a Deus. Quando o Senhor Jesus diz "Eu sou a videira e vós sois os ramos", Jesus está criando uma condição de dependência entre nós e Ele. Ele é quem nos dá a vida e o alimento para uma relação espiritual, social, pessoal e familiar completos. O que se espera de um ramo ligado à sua fonte de vida? Só podemos esperar que dê fruto e muito fruto, gozo e alegria! Jesus, neste capítulo, menciona que o ramo que não está ligado a Ele se seca e morre. Se alguém tem uma vida sem nenhuma perspectiva, sem nenhum sonho, alegria e é um verdadeiro deserto, quero lhe lembrar que Jesus é a fonte de vida e alegria que pode dar sentido à sua existência. Também, podemos pensar na qualidade da videira. Jesus não é qualquer videira, é a videira verdadeira, aquela que supre todas as necessidades humanas. Um outro aspecto importante que Jesus fala é que seus discípulos, na condição de seguidores Dele dão fruto ("e assim vos torneis meus discípulos"). É quase que automático, quem anda com o Senhor dar fruto, porque experimenta uma vida de amor. Você não pode dizer que é discípulo de Cristo se sua vida não testifica isso; precisamos testificar que somos servos de Deus, precisamos fazer a diferença! Então, o ramo que é ligado à sua videira dá fruto e dando fruto, é reconhecido discípulo de Jesus. Quando Jesus estava prestes a ser crucificado, Pedro tentou fugir dessa responsabilidade, quando foi impelido por alguém que afirmava que ele, Pedro, andava com Jesus, alguém o reconheceu e sabe por quê? Porque Pedro falava como Ele! (Mt 26:69-73) Quem anda com o Senhor tem a sua aparência, seu vocabulário, suas obras, sua mente, seus objetivos, seus propósitos semelhantes com os de Cristo. Quando agimos de acordo com Jesus, glorificamos ao nosso Deus, que é digno de toda honra, glória e louvor!

Simone Brasil

Fonte: http://www.minutodesabedoria.com.br/

Nenhum comentário: